Galeria
Cultura

O grão-de-bico (Cicerarietinum L.),como proteaginosa, ou seja, leguminosa com aptidão para a produção de semente, apresenta uma importância fulcral para os agricultores.

A cultura tem grande relevância nos sistemas agrícolas e na conservação dos solos, uma vez que possibilita a diversificação das rotações de culturas, interrompendo o ciclo de doenças, contribui para o controlo de infestantes e favorece a fixação de azoto atmosférico, consequência da associação simbiótica das suas raízes com a bactéria Rhizobium.

A cultura do grão-de-bico tem o seu centro de diversificação entre o atual sudeste da Turquia e zonas adjacentes à Síria. Mais tarde a cultura começou a ser produzida no sul da Ásia, Europa, e posteriormente África, América e Austrália.

A produção desta cultura apresenta maior expressão na América do Norte, Austrália, Ásia Ocidental e norte de África, bem como na região do mediterrâneo, sendo que na Europa se encontra em Espanha, Itália, e agora em Portugal pelas mãos da AICF – Agro Inovação SA, em terras do Alentejo, com variedade de semente nacional (ELVAR) registada e controlada, considerada uma das melhores do mundo.